V
Como é interessante o processo de nosso envelhecimento! Só conseguimos senti-lo quando alcançamos certa etapa de nossas vidas...Durante nossa existência, raramente, pensamos que este processo se inicia, exatamente, na hora em que nascemos ou, dependendo de nossa crença, ,já nascemos nove meses velho. Neste ponto a língua inglesa reflete com maior exatidão o tempo em nossas vidas:( I am... years old) ...eu sou tantos anos velho! Aqui ,nós ¨temos¨tantos anos!
Dizem que o velho é sábio porque acumulou experiências durante o seu percurso. Não concordo pois só considero válida esta afirmação a partir do momento que este velho tenha aprendido a compartilhar com os seus semelhantes esta sapiência adquirida. Na realidade, via de regra, deparamo-nos com velhos rabugentos, impacientes e até mesmo egoístas...Fruto, talvez, de uma falta de aprendizagem inicial. E é nesta categoria que me incluo! Não pelo egoísmo que tenho em não abrir mão de certos hábitos , de certas manias que adquiri ,mas pela dificuldade que tenho de transmitir meu conhecimento para aqueles que precisam dele. Sinceramente, quando solicitado, tento fazê-lo com a melhor das intenções porém as informações não fluem como fluem da boca e dos gestos de um velho sábio! Aliás o velho que é sábio não precisa falar ,pois sua postura emana, naturalmente, todos os fluidos positivos que uma pessoa pode ter! Este sim é velho os outros não passam de idosos, como eu! Não é a toa que na cultura indiana é dito que quando um velho morre uma biblioteca é perdida.
Como tudo tem seu tempo certo para amadurecer, quem sabe, um dia, Deus permita que eu tenha tempo para sentir minha alma amadurecida e venha a ser reconhecido como um velho e não como um simples idoso....
(wbiratan gomes, 24/06/2009)