terça-feira, 29 de setembro de 2009

Meu Aniversario

Hoje, dia 28 de setembro, um dia como outro qualquer! O dia do meu aniversário!

Não sei porque resolvi registrar este acontecimento. Talvez por ter este blog e precisar escrever alguma coisa para mantê-lo vivo.

E assim foi meu grande dia:

Acordei e, como de costume, levantei-me às 07:30 e levei, de cara, um susto: Jurema, minha mulher, acordara primeiro do que eu e já estava, na sala, assistindo televisão ( ela costuma sair de seus lençóis por volta das duas horas da tarde.) Apressei-me para fazer seu café: leite com cereais e frutas...Bebi uma caneca de café preto e fui tratar de minhas plantas. No momento estou refazendo todo o jardim, replantando mudas, plantando acácias, azaléas, samambaias. O jardim vai ficar muito bonito e este será meu presente, Segundo o Zeca, um bom parceiro, admirador das coisas belas e meu único orientador para jardinagem, já temos enraizado mais de 2000 mudas. Parece muito mas não é! Trocamos algumas idéias e voltei para casa, diretamente para cozinha, cuidar do almoço.

E a Jurema, na sala, vendo televisão...

Resolvi fazer um feijão, um arroizinho e deixei no tempero dois carrés de porco para serem fritos mais tarde.

O telefone toca: era o Vitor...

-Oi, Paizão! Feliz aniversário! Tudo bem por aí? Bla, bla, bla....Um beijo na Ju.

-Valeu, vê se aparece....tchau.

E a Jurema, na sala, vendo televisão...

Deixo o feijão e o arroz no fogo e resolvo dar uma espiada no trabalho lá fora e me distraio carregando algumas telhas com as quais vou demarcar a nova horta....( Acreditem, demarcar com telhas ). Teremos de tudo um pouco: alface, couve, alfavaca, cebolinha, tomates não esquecendo da parte medicinal: boldo, arnica, guine, saião etc...E, claro, lembro-me do arroz e numa disparada enlouquecida chego a tempo de não queimá-lo....Ufa!!!

E a Jurema, na sala, vendo televisão...

O telefone toca , vou para fora de casa para melhorar o sinal: Era a Mônica...

Monica é minha amigona, a primeira pessoa que conheci em Bacaxa e por ela tenho um carinho especial.

-Oi, pensava que eu não ia lembrar do teu aniversário, não é? Bla, bla, bla...

-Obrigado, valeu, beleza. Um beijão.

E a Jurema, na sala, vendo televisão...

Volto para casa, sento-me próximo a Ju e começo a ler o meu jornal. Termino.

O telefone toca: Era a Edinha, minha irmã...

-Oi Bira, sou eu...Feliz Aniversário, tudo de bom, juízo etc,etc,etc...Falamos um pouco sobre o que eu estava fazendo, sobre a minha função de jardineiro da araque..

-Obrigado, minha irmã, um beijo na Rossana, tchau.

E a Jurema, na sala, vendo televisão...

Nesta hora Zeca foi almoçar ( ele mora próximo daqui ) e eu aproveitei para fazer o mesmo. Servi o prato feito para Ju e suco de maracujá. Terminamos, bebi meu café e fui aguar as mudinhas, principalmente, os lírios que foram recém plantados. O Jack, meu cão cósmico, sempre me acompanhando em todas as" operações". Ele me é tão importante que o valão que represa a água da chuva, nos fundos do terreno, ganhou seu nome: "River Jack", invenção do Zeca! Ferramentas guardadas, carrinho de mão no seu devido lugar, despeço-me de meu parceiro e vou tomar um bom banho. Escurece.

E a Ju, na sala vendo televisão...

Já limpo, cheiroso passo pela sala e vou para o computador checar meus emails. Noto um em particular: Isabela, minha filha, não esqueceu de mim....

Ju, minha mulher, agora levanta-se, vai tomar seu banho, prepara-se e vai fazer o seu ritual noturno: atravessa a rua, senta-se no "Bar da Cidalia" ( o bar fica em frente de casa e é administrado por uma família conhecida nossa ) e, claro, vê televisão....

Ju retorna, são 22:50hrs, ela, finalmente, diz:

-Vou me deitar....

-Boa noite, Ju....


 

E este foi meu 28 de setembro! Acreditem, estou feliz!

Obrigado, meus filhos Vitor e Isabela! Eu os amo....

Obrigado, Edinha, minha grande irmã...

Obrigado, Mônica, minha amiga....

Obrigado, Zeca, pela companhia…

Obrigado, Senhor, por ter me permitido viver até agora....

Obrigado, Senhor, por me dar esperança de celebrar o meu próximo aniversário curtindo o meu jardim amadurecido e cheio de flores.

E, quem sabe, a Ju levante do sofá e desligue a televisão?!


 


 

wbiratan gomes (28 set 2009-texto não revisado)